Centro de Dia

 

O Centro de Dia é uma resposta social de apoio à Terceira Idade e a indivíduos e famílias quando, por motivo de doença, deficiência ou outro

impedimento, não possam assegurar temporária ou permanentemente, a satisfação das suas necessidades básicas e/ou atividades da vida diária.

 

Procura dar resposta às necessidades das pessoas, particularmente as 

residentes na área geográfica da freguesia de S. Miguel de Acha, numa 

perspetiva de abertura e em ligação com a comunidade.

 

O Centro de Dia, tem como objetivos desenvolver uma política de prevenção, tendo em vista evitar ou reduzir o internamento e a dependência; responder ao conjunto de necessidades físicas, e à capacidade de adaptação da vida em sociedade, procurando prevenir o envelhecimento prematuro, através da ação concentrada de uma equipa pluridisciplinar, permitir manter, ou transmitir às pessoas idosas, a faculdade de saber viver.


Alojamento

 

Em outubro de 2012, o Centro Social Paroquial de S. Miguel de Acha, foi dotado de quatro residências de carater social destinadas ao alojamento autónomo.

Estas residências estão equipadas e preparadas para receber dois idosos por casa com alguma autonomia, permitindo-lhes o acesso aos serviços da Instituição, nomeadamente refeições, higiene habitacional, tratamento de roupas e outros que podem ir até ao Serviço de Apoio Domiciliário.

As casas são compostas por um quarto duplo, casa de banho completa, duas salas de estar para além da “Kitchenet”

Estes alojamentos pretendem dar resposta a situações de pessoas cujas habitações não apresentem as condições básicas, mas também se pretende que a sua utilização propicie o regresso de alguns naturais da localidade à sua terra e que aqui não tenham residência própria.

Para além destas situações prioritárias, a Instituição não coloca obstáculos a outros interessados, mesmo provenientes de outras localidades, desde que se enquadrem nas condições de funcionamento definidas no Regulamento Interno especifico.


Serviço de Apoio Domiciliário

 

O Serviço de Apoio Domiciliário, é uma resposta social que consiste

na prestação de cuidados individualizados e personalizados no domicílio, a indivíduos e famílias quando, por motivo de doença, deficiência ou outro impedimento, não possam assegurar temporária ou permanentemente, a satisfação das suas necessidades básicas e/ou atividades da vida diária.

 

A prestação deste serviço torna indispensável a articulação eficaz da

conduta de todos os colaboradores com a Instituição, de forma a tornar viável uma boa qualidade dos serviços.


 Centro Social e Paroquial de São Miguel de Acha - 2020