BREVE HISTÓRIA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Criado no dia 01 de Outubro de 1991, o Centro Social Paroquial de S. Miguel de Acha começou a funcionar utilizando as estruturas do Salão Paroquial e alguns anexos, como apoio logístico, procurando sempre soluções mais adequadas para disponibilizar outros serviços à comunidade.

 

Iniciaram-se funções com a resposta social de Serviço de Apoio Domiciliário com acordo com a Segurança Social para dez utentes. A nível de recursos humanos a Instituição recrutou duas colaboradoras. 

 

Devido à elevada procura por parte da população mais idosa, rapidamente houve necessidade de aumentar o número de utentes protocolados com a Segurança Social, para trinta. Em paralelo, o número de colaboradores também cresceu.

 

As instalações continuaram a ser as mesmas e provisórias durante doze anos. 

 

Em Outubro de 2003, na sequência da aquisição de uma quinta no interior da localidade, pela Câmara Municipal, e após obras de excelente recuperação arquitetónica de parte urbana da propriedade, também levadas a cabo pelo Município, foi inaugurado o Centro de Dia e, com esta infraestrutura, foram alargadas as respostas sociais da Instituição.

 

A preocupação pelo bem estar dos utentes levou a Instituição a abraçar uma nova área de ação em Outubro de 2012. Trata-se do funcionamento de quatro mini residências, construídas pelo Município no terreno adjacente ao edifício do Centro de Dia. Com este novo projeto pretende-se prestar um serviço mais próximo aos utentes, às famílias e à freguesia, na medida em que valoriza a qualidade de vida dos seus habitantes e também tem por objetivo a fixação de “filhos da terra” que, por não terem aqui habitação própria ou porque as condições de alojamento/acompanhamento não são as mais adequadas, poderão usufruir destes edifícios, completamente equipados, no enquadramento e com a possibilidade de utilização dos serviços existentes no Centro Social Paroquial de S. Miguel de Acha.

 

É nesta senda de progresso e de serviço em prol da comunidade que a nossa Instituição Particular de Solidariedade Social continuará a caminhar.

2013
1991

 Centro Social e Paroquial de São Miguel de Acha - 2020